Foco

Barack Obama recebe Dalai Lama na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá, nesta sexta-feira, o Dalai Lama na Casa Branca, um encontro que desagrada a China, que advertiu para as «graves consequências negativas» nas relações bilaterais. «O presidente terá uma reunião com o Dalai Lama enquanto líder religioso e cultural respeitado internacionalmente», declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Caitlin Hayden.

Obama recebeu o Dalai Lama na Casa Branca em 2011 na Casa Branca, o que irritou Pequim, que destacou um prejuízo para as relações entre os dois países. «A China se opõe com veemência a este encontro», afirma um comunicado do ministério chinês das Relações Exteriores. «Pedimos aos Estados Unidos que considerem seriamente a inquietação da China e anulem imediatamente o encontro previsto», completa a nota.

O novo encontro não terá a presença de jornalistas, o que é interpretado como uma demonstração de que este é um tema diplomático sensível. Obama receberá o Dalai Lama em um espaço da residência presidencial diferente ao Salão Oval, onde são recebidos normalmente os líderes e autoridades estrangeiras.

Recomendados

Hayden destacou que, apesar de Washington respaldar o Dalai Lama, reconhece que o Tibete «é parte da República Popular da China». «Não respaldamos a independência do Tibete», disse o porta-voz. Ele completou que Obama repetirá o pedido para a retomada de um diálogo entre Pequim e o Prêmio Nobel da Paz.

A China critica os encontros dos líderes estrangeiros com o Dalai Lama, acusado por Pequim de organizar esforços violentos para tentar obter a independência do Tibete.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos