Edward Snowden é indicado ao Nobel da Paz

Por Tercio Braga
Edward Snowden, na época das revelações, em 2013  | Reprodução/Getty Images Edward Snowden, na época das revelações, em 2013 | Reprodução/Getty Images

O ex-consultor da NSA Edward Sowden, atualmente asilado na Rússia, foi indicado para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz. A iniciativa partiu dos políticos noruegueses Baard Vegar Solhjell, ex-ministro do meio-ambiente, e Snorre Valen. Os dois são integrantes do Partido Socialista.

Em meados do ano passado, o americano Edward Sowden começou a vazar documentos com informações sobre as atividades da NSA, a agência de segurança nacional dos Estados Unidos. A NSA monitorou de forma ilegal até mesmo conversas de chefes de Estado, como a alemã Angela Merkel e a presidente Dilma Rousseff.

Na justificativa para a indicação, a dupla argumentou que o debate sobre mudanças nas políticas de segurança, ocorridas a partir dos vazamentos de Snowden, “contribuíram para uma ordem mundial mais estável e pacífica”. Outros nomes concorrerão ao Nobel, mas os organizadores não divulgaram quem são.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo