Foco

Fidel Castro aparece em foto com Cristina Kirchner

Cristina e Fidel tiraram foto durante encontro | Reuters
Cristina e Fidel tiraram foto durante encontro | Reuters

O líder cubano Fidel Castro aparece animado conversando com a presidente argentina, Cristina Kirchner, nas primeiras fotos do encontro que ambos mantiveram em Havana, divulgados nesta segunda-feira pela Presidência argentina. Em sua conta no Twitter, a presidente declarou que o encontro com Fidel em Havana foi «memorável». «Ontem, domingo memorável, sim existem. Ao lado de Florencia [sua filha], convite de Fidel para almoçar com família. Lindo de verdade», escreveu a presidente, pouco depois de seu gabinete divulgar as primeiras fotos do encontro.

Veja também
Dilma se encontra com Fidel antes de reunião de cúpula

«Conversamos sobre tudo, mas acima de tudo, um símbolo de reunião de toda a América Latina e o Caribe em Havana», acrescentou Cristina, que está desde o sábado em Cuba para participar da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe).

Recomendados

Em duas fotos, Fidel, de 87 anos, afastado do poder desde 2006, aparece sentado, vestindo camisa xadrez azul e preta e um conjunto esportivo de calça e casaco. Em uma das fotos, o ex-presidente aparece falando, ao lado da esposa Dalia Soto del Valle, com a presidente argentina na sala de sua casa, no oeste de Havana. Na outra foto, sentado em frente à câmera, Fidel observa junto a Kirchner, fotos suas espalhadas sobre uma mesa.

Nas duas fotos, o «pai da Revolução cubana» parece muito mais animado e com aparência melhor de quando esteve, em 9 de janeiro, na abertura em Havana do novo estúdio do pintor Alexis Leyva (Kcho), em sua primeira aparição pública em nove meses.

A imprensa cubana, toda sob o controle do Estado, não publicou imagens do encontro com Kirchner. Amiga e aliada dos líderes comunistas cubanos, Cristina Kirchner foi o primeiro governante a chegar a Cuba para participar da cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e do Caribe), nestas terça e quarta-feiras, em Havana.

Desde que passou o comando do país ao irmão, Raúl Castro, Fidel se dedica a escrever artigos na imprensa, suas memórias e a plantar moringa, uma espécie de árvore.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos