Foco

Barack Obama enfrenta Congresso politicamente dividido

Obama vai investir na economia e na redução da pobreza | Yuri Gripas/Reuters
Obama vai investir na economia e na redução da pobreza | Yuri Gripas/Reuters

No tradicional discurso que fará sobre o Estado da União, nesta terça-feira, em Washington, Barack Obama vai expor uma pauta sobre emprego, economia e meio ambiente. O presidente dos Estados Unidos enfrentará um Congresso politicamente dividido que tem dado trabalho ao governo.

ANÚNCIO

De acordo com seus principais assessores, Obama vai trabalhar com o congresso quando for possível e passará por cima dele quando achar necessário. O objetivo, ao adotar decisões unilaterais, seria trabalhar para reduzir o abismo entre ricos e pobres nos EUA.

Em 14 de janeiro, antes de uma reunião com seu gabinete, Obama disse: “Vamos tentar trabalhar com líderes empresariais para oferecer uma segunda chance aos americanos que querem voltar ao trabalho e têm a capacidade de fazer isso, mas não estão tendo oportunidade”.

Recomendados

Os esforços de Obama para apoiar norte-americanos desempregados fazem parte da estratégia econômica que constará de seu discurso anual e será explicada em viagem posterior que fará a quatro Estados.

“Com um pouco de ação da parte de todos nós, podemos ajudar mais pessoas a encontrar emprego, e mais empregados americanos a encontrar segurança econômica”, disse no sábado Dan Pfeiffer, assessor do presidente. “Na semana seguinte ao discurso, o presidente Obama vai viajar para comunidades em todo o país (…) antes de voltar para a Casa Branca para delinear novos esforços para ajudar os desempregados.”

Tags

Últimas Notícias