Mujica vai mediar diálogo de paz entre Colômbia e rebeldes das Farc

Por Caio Cuccino Teixeira
O presidente do Uruguai, José Mujica | Andres Stapff/Reuters O presidente do Uruguai, José Mujica | Andres Stapff/Reuters

O presidente uruguaio, José Mujica, mediará as negociações de paz entre o governo colombiano e os rebeldes das Farc, segundo uma revista local.

O ex-líder guerrilheiro de 78 anos se reunirá com as partes na próxima semana, em Cuba, onde há mais de um ano seguem as negociações para acabar com o confronto de quase meio século que já custou mais de 200 mil vidas.

“Eu vou ficar alguns dias depois da cúpula da CELAC (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos). E vou falar com o presidente [colombiano] Juan Manuel Santos e as Farc”, disse Mujica à revista semanal uruguaia “Búsqueda”.

A Celac realizará sua cúpula anual na próxima semana, nos dias 28 e 29 de janeiro, em Havana, com a ajuda de um grupo de presidentes regionais e outros representantes de cerca de 33 países. “Quero continuar a ajudar de forma concreta para que o processo de negociação acelere”, disse ele.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo