Sonda espacial inicia missão de pousar em cometa em voo

Por Tercio Braga
Se tudo der certo, em novembro a Rosetta deve estar perto o suficiente do corpo celeste para lançar o módulo de aterrissagem | Nasa/Reuters Se tudo der certo, em novembro a Rosetta deve estar perto o suficiente do corpo celeste para lançar o módulo de aterrissagem | Nasa/Reuters

A Agência Espacial Europeia deu início à missão para fazer a primeira aterrissagem da história em um cometa em voo. A sonda Rosetta passou os últimos dois anos e meio viajando pelo espaço em estado de profunda hibernação, para guardar energia, mas foi despertada nesta segunda-feira (20), para protagonizar uma missão sem precedentes: aterrissar em um cometa em movimento.

O objetivo é realizar análises da poeira e do gelo para compreender melhor a origem do Sistema Solar. A missão é complexa porque o movimento dos cometas é pouco previsível. Se tudo der certo, em novembro a Rosetta deve estar perto o suficiente do corpo celeste para lançar o módulo de aterrissagem. O dispositivo deve acompanhar o cometa e enviar informações à Terra, sobre as mudanças que acontecem quando ele se aproxima do Sol.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo