Explosões deixam feridos no Cáucaso russo logo após declaração de Putin

Por Caio Cuccino Teixeira
Putin garante segurança a estrangeiros momentos antes de explosões | Alexei Nikolskyi/RIA Novosti/Kremlin/Reuters Putin garante segurança a estrangeiros momentos antes de explosões | Alexei Nikolskyi/RIA Novosti/Kremlin/Reuters

Uma dupla explosão deixou vários feridos na noite desta sexta-feira em Makhatchkala, capital do Daguestão, no Cáucaso russo, logo depois de o presidente Vladimir Putin ter garantido aos visitantes estrangeiros que tudo seria feito pela segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.

Diferentes fontes citadas pelas agências na noite desta sexta indicavam de 11 a 14 feridos, incluindo dois e quatro policiais, e uma mulher em estado grave.

Discurso televisivo

O atentado aconteceu cerca de vinte minutos depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter feito um discurso às redes de televisão estrangeiras para afirmar que a Rússia fará de “tudo” para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos de Sochi, que começarão no dia 7 de fevereiro no Cáucaso.

“Nosso dever, como organizadores, é garantir a segurança dos participantes e dos espectadores desta festa esportiva, e vamos fazer de tudo neste sentido”, declarou Putin em uma entrevista concedida em Sochi a vários canais de televisão russos e estrangeiros, da qual um trecho foi divulgada nesta sexta.

Rebelião na região

“Se nós dermos mostras de fraqueza, mostrarmos nosso medo, então ajudaremos os terroristas a atingirem seus objetivos”, declarou Putin.

“Acredito que a comunidade internacional, que trabalha em todos os domínios — humanitário, político, econômico — deve unir seus esforços na luta contra os atos terroristas, contra os assassinatos de inocentes”, acrescentou Putin. O restante da entrevista vai ser divulgado na noite de domingo.

Vladimir Putin ordenou medidas de segurança reforçadas para os Jogos Olímpicos de Inverno no Cáucaso. A região é foco de uma rebelião que se islamizou depois de dois conflitos sucessivos na pequena república da Chechênia. O Daguestão, vizinho à Chechênia, é uma região particularmente instável e com frequência sacudida por ataques ou confrontos entre grupos rebeldes e forças de segurança especiais fortemente armadas.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo