Foco

Chefe de Relações Internacionais da UE anuncia acordo com Irã

Catherine Ashton, da UE, anuncia início do acordo | Francois Lenoir/Reuters
Catherine Ashton, da UE, anuncia início do acordo | Francois Lenoir/Reuters

Seis potências mundiais e o Irã concordaram em iniciar a implementação de um acordo nuclear temporário em 20 de janeiro, disse ontem, em comunicado, a chefe de Relações Internacionais da União Europeia, Catherine Ashton.

Ashton representa seis países — Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha — em contatos diplomáticos com o Irã relacionados ao impasse nuclear.

Ela disse que agora as nações pedirão ao órgão para energia atômica da ONU a implementação do acordo. “Vamos pedir a AIEA para realizar as atividades necessárias de monitoramento e verificação relacionados com o acordo nuclear”, disse.

Recomendados

A informação sobre a data da implementação do acordo foi confirmada pelo governo iraniano.

Sob o acordo firmado em 24 de novembro, o Irã prometeu limitar suas atividades nucleares mais sensíveis em troca de algum alívio de sanções econômicas ocidentais.

O acordo deverá durar seis meses, e as seis potências esperam aproveitar esse período para negociar um tratado final, amplo, sobre as ambições nucleares do Irã.

O presidente dos EUA, Barack Obama, celebrou o acordo com o Irã, mas disse ontem que é preciso mais para um pacto de longo prazo.

Segundo Obama, a implementação do acordo dará ao Irã um “modesto alívio” às sanções econômicas.

Potências ocidentais suspeitam que o Irã tem buscado desenvolver capacidade de criar uma arma nuclear. Mas o Irã assegura que o programa visa unicamente a geração de eletricidade. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos