Foco

Inglaterra teme novas revoltas após Justiça liberar policiais

Polícia anuncia veredito em Londres | Dan Kitwood/Getty Images
Polícia anuncia veredito em Londres | Dan Kitwood/Getty Images

A morte de Mark Duggan nas mãos de atiradores da polícia britânica em 2011 desencadeou a pior desordem civil que o Reino Unido presenciou na história moderna, causando cinco mortes e bilhões de libras em danos. O veredito de morte legal, anunciado pelos tribunais na quarta-feira, pode desencadear uma nova onda de raiva e revoltas pelo país.

“Nada mudou”, diz David, comerciante negro de meia idade que trabalha próximo ao estádio de futebol do Tottenham, em uma High Road ainda visivelmente marcada pela violência. “A polícia sempre discrimina os negros aqui, então, há muita hostilidade em relação a eles.”

Essa raiva já foi vista nas multidões formadas após veredicto para gritar “assassinos” na frente das delegacias de polícia em Tottenham e no centro de Londres. Cresceu quando detalhes do caso surgiram: a afirmação de que Duggan havia disparado contra policiais mostraram-se falsas. A única testemunha independente descreveu uma “execução”. A prova está repleta de inconsistências na avaliação da polícia.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos