Foco

Jovem preso durante 17 anos foge de cativeiro no Peru

Depois de 17 anos em cativeiro, um jovem escapou do acampamento onde estava em poder da organização guerrilheira peruana Sendero Luminoso. Roger Guevara Vargas foi levado até a organização por uma tia quando tinha seis meses de idade.

De acordo com ele, a fuga ocorreu há algumas semanas, durante a troca de guarda no acampamento em que estava, no vale dos rios Apurímac, Ene e Mantaro, no centro-sul do país. Segundo informações da imprensa oficial do Peru, que citou fontes do Exército peruano, o jovem foi resgatado por membros da inteligência militar no distrito de Kimbiri, próximo a Cuzco.

Guevara Vargas, que disse estar cansado de suportar os abusos e as injustiças dos chefes do grupo armado, foi transportado por militares até Huancayo, também no centro-sul, onde encontrou sua mãe, María Vargas Figueroa, que tinha 15 anos quando o filho foi sequestrado.

«Durante todos esses anos, a camarada Vilma, esposa do camarada José e irmã da minha mãe, me socorreu e me deu assistência», informou o jovem. Roger Guevara Vargas foi levado à mãe pelo general do Exército Marino Ambia Vivanco, acompanhado por autoridades judiciais e pela polícia.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos