EUA enfrentam frio e sensação térmica de até 54 graus negativos

Por fabiosaraiva
Um avião derrapou ontem na pista do aeroporto John F. Kennedy | Reuters Um avião derrapou ontem na pista do aeroporto John F. Kennedy | Reuters

Os Estados Unidos preparam-se para enfrentar um frio polar, depois de uma tempestade de neve que já fez pelo menos 15 mortos. As autoridades apelaram aos norte-americanos para se manterem em casa devido a uma onda de frio que atinge o país desde o início  do ano.

Ontem, as temperaturas chegaram -38°C em Wisconsin, e a expectativa é de um início de semana ainda mais frio, quando vários recordes negativos poderão ser quebrados. O norte dos Estados Unidos e o Canadá devem enfrentar temperaturas que poderão ocasionar uma sensação térmica de -50°C.

Em Nova York, as condições meteorológicas provocaram o  fechamento por  duas horas pela manhã do aeroporto internacional John F. Kennedy, depois que um avião derrapou na pista.

Um avião da Delta Airlines vindo de Toronto derrapou ao taxiar, mas não houve feridos entre as 35 pessoas que estavam no aparelho. Também houve atrasos nos aeroportos de LaGuardia, Nova York, Newark, Nova Jersey, e o da Filadélfia, na Pensilvânia, informaram agências internacionais.

Um total de 993 voos foram cancelados nos Estados Unidos e 4.211 voos foram atrasados, segundo informações da agência de notícias“Reuters”.  Os aeroportos internacionais de O’Hare, em Chicago, e o de Newark, em Nova Jersey, foram os mais afetados.

Mas o pior ainda pode estar para vir com novos recordes de temperatura negativa até terça-feira, no norte e nordeste dos Estados Unidos, e também em partes do sudeste. Hoje, fará mais frio em Atlanta, a grande cidade do sul americano, do que em Anchorage, a maior cidade do Alasca, segundo a “CNN”.

Em Minnesota, a temperatura térmica poderá atingir os -54°C. As escolas públicas serão fechadas. “Tomei esta decisão para proteger as crianças das temperaturas muito baixas e perigosas previstas para segunda-feira”, disse o governador Mark Dayton.

Os habitantes de Chicago foram avisados sobre o frio dos próximos dias. A cidade pode registrar hoje o seu recorde de temperatura mais baixa durante o dia, -24°C, nível atingido em 18 de janeiro de 1994 e em 24 de dezembro de 1983.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo