Foco

Michelle Bachelet volta à presidência com promessas

Quatro anos depois de completar seu primeiro mandato como presidente do Chile, Michelle Bachelet volta ao Palácio de La Moneda com uma vitória arrasadora domingo na votação em segundo turno. A médica socialista promete realizar reformas tributárias e educacionais para atenuar as divisões sociais no país.

ANÚNCIO

A presidente eleita, Michelle Bachelet, fala com jornalistas | Ivan Alvarado/Reuters
A presidente eleita, Michelle Bachelet, fala com jornalistas | Ivan Alvarado/Reuters

Foi a mais expressiva votação de um candidato presidencial desde a volta da democracia chilena, em 1990.

“O Chile olhou para si, olhou seu caminho, sua história recente, suas feridas, seus feitos, suas tarefas pendentes, e este Chile decidiu que é hora de iniciar transformações profundas”, disse Bachelet no domingo. “Não há dúvida: os lucros não podem ser o motor por trás da educação, porque a educação não é uma mercadoria, e porque os sonhos não são um bem de consumo.”

Recomendados

As boas escolas chilenas são pagas, e protestos estudantis — alguns violentos — pedindo uma mudança nessa situação contribuíram para reduzir a popularidade de Sebastián Piñera.

 

Países à esquerda estão na mira da presidente

 

Sob nova administração, o Chile de Michelle Bachelet deve dar menos prioridade às relações com os governos conservadores da América Latina e se aproximar mais do Brasil e de outros países à esquerda na região. A ex-presidente Bachelet vai reassumir o gabinete em março.

O Chile não deve fazer mudanças radicais sob Bachelet. Além de lidar com uma disputa marítima com o Peru, ela vai reavaliar a Aliança do Pacífico, um bloco comercial estimulado por Sebastián Piñera, que inclui México, Colômbia e Peru, mais orientados para a economia de mercado.

A preocupação de Bachelet é que o Chile construiu esses laços em detrimento das relações com governos mais à esquerda, especialmente o peso-pesado regional Brasil e a vizinha Argentina. Isso é algo que ela quer resolver.

Eleições-2013-Michelle-Bachelet-Chile

 

 

Tags

Últimas Notícias