China celebra êxito de envio de sonda espacial à Lua

Por george.ferreira
Sonda chegou à Lua no sábado | Stringer / Reuters Sonda chegou à Lua no sábado | Stringer / Reuters

A China celebrou, nesta segunda-feira, o “êxito total” da sonda espacial Chang’e-3 com a divulgação pela imprensa oficial das primeiras fotografias feitas na Lua pelo “Coelho de Jade”, o veículo de exploração teleguiado. O “Coelho de Jade”, com a bandeira chinesa, ativou os painéis solares com os quais obtém energia e deu os primeiros passos na Baía do Arco-Íris, na superfície lunar.

O veículo fez uma fotografia do módulo de pouso da Chang’e-3, dotado de quatro pés, que chegou no sábado ao satélite natural da Terra. O módulo de pouso fez uma foto do veículo teleguiado, que recebeu o nome em homenagem à mitologia chinesa.

“O alcance da missão lunar vai além de tudo o que podemos imaginar”, afirma o jornal “China Daily” em um editorial com o título “Fantástica missão lunar”. “Com o rápido aumento da população mundial e o esgotamento de vários recursos, os avanços na exploração espacial e o uso pacífico dos recursos da Lua ou Marte poderiam ser uma opção para a humanidade em um futuro próximo”, completa o jornal.

No domingo à noite, o presidente chinês Xi Jinping e o primeiro-ministro Li Keqiang visitaram o centro de controle espacial de Pequim, onde foi anunciado formalmente o “êxito total” da missão Chang’e-3.

A agência oficial Xinhua anunciou, nesta segunda-feira, o lançamento em 2017 da Chang’e-5, a quinta missão lunar do país. Em 2015 já está programado o lançamento da missão Chang’e-4.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo