Catalunha define referendo sobre independência da Espanha

Por Tercio Braga

A Catalunha define a data para o referendo sobre a independência da região espanhola e acirra a disputa com o governo federal. O plebiscito será realizado no dia 9 de novembro de 2014. Os catalães vão decidir se a região nordeste da Espanha vai se tornar um Estado  independente.

O anúncio foi feito pelos representantes da Catalunha no Parlamento espanhol. O projeto é pleiteado há décadas pelos partidos locais, e tem forte apoio popular. A Catalunha ocupa pouco mais de 6% do território da Espanha, e já é reconhecida como comunidade autônoma.

A parcela da população que defende a independência total alega que a região tem cultura e idioma próprios, o que sustenta o projeto separatista. Mas o referendo não foi autorizado pelo governo central.

Horas depois do anúncio, o ministério da Justiça afirmou que vai barrar a votação. Os partidos de maioria no Parlamento também indicaram que vão rechaçar o projeto, caso haja uma consulta no Legislativo.

De acordo com as leis espanholas, a Catalunha pode realizar votações locais, por ser uma região autônoma. Mas o resultado não interfere na política nacional.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo