"Todas as armas químicas na Síria foram destruídas", diz OPAQ

Por george.ferreira

Todos os equipamentos declarados de produção de armas químicas na Síria foram destruídos antes do prazo limite, que é sábado, informou uma fonte da OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas), que supervisionou o processo. “A Síria completou a neutralização de sua produção de armas químicas e de suas instalações de montagem de tal armamento”, disse a fonte, que pediu anonimato. A organização pretende fazer o anúncio oficial dentro de algumas horas.

A fonte destacou que Síria acatou a decisão do conselho executivo da OPAQ, que pediu a conclusão da “destruição funcional o mais rápido possível, no mais tardar até sexta”.

O país apresentou, em 24 de outubro, um programa de destruição “sistemática, integral e verificada” do arsenal químico.

O programa deve ser examinado em uma reunião do conselho executivo da OPAQ em 5 de novembro. A partir deste documento, o organismo fixará os diferentes prazos para a destruição definitiva do arsenal químico sírio.

O programa de eliminação das armas obedece a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), o que evitou uma campanha militar iminente dos Estados Unidos contra a Síria em represália a um ataque químico cometido em agosto e atribuído ao governo de Damasco.

Loading...
Revisa el siguiente artículo