Foco

Irã e ONU anunciam diálogo produtivo

Hassan Rouhani e agência nuclear  se reuniram | Mojtaba Salimi/Divulgação
Hassan Rouhani e agência nuclear
se reuniram | Mojtaba Salimi/Divulgação

A agência nuclear da ONU e o Irã disseram ter mantido reuniões “muito produtivas” nesta semana a respeito das investigações sobre o programa atômico do país e anunciaram uma nova rodada do diálogo no mês que vem, em uma rara declaração conjunta emitida ontem. A próxima reunião acontecerá em 11 de novembro em Teerã.

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) espera retomar suas investigações sobre as “possíveis dimensões militares” do programa nuclear iraniano. A falta de cooperação há muito tempo atrapalha as negociações, mas o ambiente mudou desde que o moderado Hassan Rouhani tomou posse como presidente do Irã, em agosto.

Recomendados

Os EUA e seus aliados suspeitam que o Irã esteja tentando desenvolver armas nucleares, o que a República Islâmica nega, insistindo no caráter pacífico das suas atividades.

O subdiretor-geral da AIEA encarregado de inspeções nucleares, Tero Varjoranta, disse no fim de dois dias de discussões em Viena que houve “uma reunião muito produtiva”.

O embaixador iraniano, Reza Najafi, disse que Teerã apresentou novas ideias para superar a disputa, que gira em torno das suspeitas de que o Irã pesquisou para produzir bombas nucleares, apesar de participar de um tratado de não-proliferação. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos