Foco

Irã deve provar que programa nuclear é pacífico, diz Kerry

Kerry ressaltou ainda que Teerã precisa provar ao mundo que o programa nuclear tem fins pacíficos | Susan Walsh / Reuters
Kerry ressaltou ainda que Teerã precisa provar ao mundo que o programa nuclear tem fins pacíficos | Susan Walsh / Reuters

O secretário de Estado americano disse ser «vital» que o Irã tome medidas para provar que seu programa nuclear é pacífico. John Kerry fez a declaração durante encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Roma.

O chefe da diplomacia americana celebrou a mudança da retórica do Irã, após a chegada de Hassan Rouhani à presidência. Mas lembrou que palavras não são substitutas de ações. Kerry ressaltou ainda que Teerã precisa provar ao mundo que o programa nuclear tem fins pacíficos.

O premier israelense adotou um tom mais duro e insistiu pela manutenção das sanções ao Irã, aprovadas na ONU. Netanyahu disse que seria um «erro trágico» suspender as sanções à nação islâmica antes de atingir o objetivo – que é interromper o enriquecimento de urânio.

O Irã volta à mesa de negociações em novembro, em Genebra. Participam das conversas as cinco potências do Conselho de Segurança da ONU – mais a Alemanha.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos