Britânico recupera visão ao implantar dente no olho

Por fabiosaraiva
Tibbetts viu filhos pela primeira vez após operação | Reprodução/BBC Tibbetts viu filhos pela primeira vez após operação | Reprodução/BBC

O britânico Ian Tibbettes, de 43 anos, voltou a enxergar após passar por uma curiosa cirurgia. Os médicos implantaram um dente e um pedaço da mandíbula em seu olho.

A explicação para a inusitada operação é que o dente e os tecidos usados no procedimento são do próprio paciente, fazendo com que o corpo não o rejeite, situação normal em transplantes.

O nome do procedimento é OOKP (osteo-odonto-queratoprótese, na sigla em inglês) e funciona da seguinte maneira: após o dente e parte da mandíbula serem retiradas, uma lente especial é inserida dentro do dente e ele é então colocado na órbita ocular.

Quando o dente começa a criar tecidos e o fluxo sanguíneo é desenvolvido, a córnea é aberta, removida e o dente é finalmente ligado à órbita ocular, permitindo que o paciente enxergue.

Tibbetts começou a perder a visão em 2002, após um acidente de trabalho que rasgou sua córnea. Com a operação ele conseguiu ver pela primeira vez seus dois filhos.

Ele é personagem do documentário da BBC “The Day I Got My Sight Back” (O Dia Em Que Tive Minha Visão de Volta, em tradução livre), em que todo o procedimento é mostrado. O documentário está com o áudio original, em inglês.

 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo