Parlamentares tentam negociar saída para a crise em Washington

Parlamentares norte-americanos expressaram otimismo com relação às conversas entre os líderes do Senado para um acordo que evite a paralisação do governo. Mas tanto democratas quanto republicanos não especificaram de que forma.

À medida que se aproxima o prazo de quinta-feira para a elevação do teto da dívida norte-americana, senadores de ambos os partidos disseram que o fato de seus líderes estarem reunidos representa um progresso. “É um avanço. Difícil de imaginar, mas é um avanço”, afirmou Dick Durbin, o segundo democrata mais importante no Senado, em entrevista a um programa da NBC. “Acho que a conversa que começou ontem (sábado) entre o senador (Mitch) McConnell, líder republicano no Senado, e o senador (Harry) Reid tem a promessa de encontrar uma solução.”

Reid, líder da maioria no Senado, e McConnell tiveram uma reunião inicial no sábado e concordaram em se encontrar novamente ontem. O encontro de sábado, no entanto, não conseguiu dissipar a incerteza sobre um acordo rápido.

Obama

O presidente Barack Obama falou ontem com Nancy Pelosi, líder democrata na Câmara dos Deputados, para discutir a necessidade de uma legislação “limpa” para aumentar o limite da dívida por um ano e reiniciar o governo, livre de quaisquer outras demandas políticas, disse a Casa Branca.

“O presidente e a líder também discutiram a intenção de o governo negociar uma solução de orçamento de longo prazo que promova o crescimento da nossa economia e crie empregos”, disse a Casa Branca em um comunicado.

Loading...
Revisa el siguiente artículo