Criança de dois anos é a mais jovem a reduzir estômago

Por Carolina Santos
Fotos mostram criança antes da cirurgia | Divulgação/ australiadoctor.com.au Fotos mostram criança antes da cirurgia | Divulgação/ australiadoctor.com.au

Com 33 Kg e IMC (índice de massa corporal) de 41, indicando obesidade mórbida, uma criança saudita de dois se tornou o paciente mais jovem do mundo a ser submetido a uma cirurgia bariátrica de redução de estômago.

A intervenção foi realizada em 2010 na Arábia Saudita, mas divulgada apenas agora pelo International Journal of Surgery Case Reports. O estudo apresentado na revista cientifica disse que o menino também sofria de apneia do sono, que o fazia parar de respirar enquanto dormia. Além disso, seus pais já haviam tentado controlar seu peso com dietas e consultas ao endocrinolosgista, mas sempre sem sucesso.

Ele foi encaminhado então para um ambulatório de obesidade de uma clínica. Na época ele pesava 29,4 Kg, quando atingiu os 33 Kg, os médicos decidiram então fazer uma gastrectomia laparoscópica.

Parte do estômago do garoto foi retirado para controlar a ingestão de alimentos, deixando ele com o formato e tamanho parecidos com uma banana. Em dois meses seu peso diminui em 15% e dois anos após a cirurgia ele estava pesando 24 Kg, com o IMC em 24, dentro da normalidade.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo