Foco

Costa Concordia: Operação é concluída; Veja o antes e depois

Operação para endireitar Costa Concordia foi inédita | Tony Gentile/ Reuters
Operação para endireitar Costa Concordia foi inédita | Tony Gentile/ Reuters

A operação sem precedentes para endireitar o «Costa Concordia», iniciada na segunda-feira, terminou nesta terça-feira com o navio erguido novamente em frente à costa da ilha italiana de Giglio, onde permanecerá por vários meses até ser rebocado.

ANÚNCIO

 

Pela primeira vez desde 13 de janeiro de 2012, data do naufrágio que deixou 30 mortos e dois desaparecidos, as sirenes do cruzeiro de luxo ressoaram no pequeno porto toscano e foram recebidas com gritos de comemoração.

Recomendados

 

«A operação de ‘parbuckling TreeTraap’ (‘rotação’, em inglês) foi concluída. O barco alcançou a vertical, chegamos a zero grau», anunciou em uma coletiva de imprensa Franco Gabrielli, chefe da Defesa Civil italiana.

 

A complexa operação para resgatar o gigante de 17 andares, 290 metros de comprimento e 114.000 toneladas – maior e com quase o dobro do peso do «Titanic» – começou na segunda-feira de manhã.

 

Fotos de 14 de janeiro de 2012 (cima) e 17 de setembro de 2013 (baixo) mostram o antes e o depois da operação | Laura Lezza/ Getty Images e Tony Gentile/ Reuters

 

 

O navio, que tinha 65 graus de inclinação quando estava recostado sobre os arrecifes, iniciou a rotação impulsionado por 36 enormes cabos de aço presos a pequenas torres instaladas para a operação.

 

Quase 100 engenheiros e técnicos de várias nacionalidades participaram na operação para resgatar o transatlântico.

 

Na próxima etapa, a embarcação será estabilizada com enormes recipientes com água fixados em bombordo e estibordo na parte superior do casco, que irão se esvaziando para permitir que a embarcação flutue e possa ser rebocada.

 

Depois que o navio estiver estabilizado, uma equipe de mergulhadores vai procurar os restos das duas pessoas que ainda estão desaparecidas: uma passageira italiana e um camareiro indiano.

Tags

Últimas Notícias