Ataques a Síria devem acontecer até sexta

Por george.ferreira
Presidente sírio conversa com militares | Reuters Presidente sírio conversa com militares | Reuters

A expectativa nos Estados Unidos é de que os primeiros ataques na Síria aconteçam até sexta-feira, durem entre dois e três dias, e sejam uma espécie de ataque punitivo, relata o colunista da BandNews FM Luiz Megale. Os alvos seriam as instalações militares do ditador sírio Bashar al-Assad. “Não se sabe ao certo quais seriam elas e se os supostos depósitos de material químico, usado na fabricação das bombas usadas na quarta-feira passada, seriam também atacados”, comenta Megale.

Até o momento, o presidente americano, Barack Obama, não falou diretamente sobre a eminência do ataque, embora seus secretários, como o de Estado, John Kerry, tenham feito discursos sugerindo que o ataque está bastante próximo de ocorrer.

“Hoje, Obama fará um discurso importante em Washington, em frente ao monumento a Lincoln, exatamente onde, há 50 anos, Martin Luther King fazia o histórico discurso do ‘Eu tenho um sonho’ para mais de 250 mil pessoas no dia 28 de agosto de 1963”, lembra o colunista. “Mas Obama deve focar sua fala nos direitos civis, nas conquistas desde a década de 1960, na figura de Luther King, e não sobre a Síria”.

A imprensa discute se é possível os Estados Unidos se engajarem no ataque punitivo sem se envolverem diretamente, como deseja a Casa Branca, na violenta guerra civil síria. O jornal “Washington Post” lembra os ataques isolados contra instalações militares de Saddam Hussein, em 1998, e também contra alvos no Afeganistão, que serviriam apenas como ataques pontuais e isolados. “Em poucos anos, os EUA estavam envolvidos em guerras nos dois países”, recorda Megale.

 

 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo