Foco

Londres detém brasileiro por 9 horas em aeroporto

Greenwald (foto), namorado de Miranda, divulgou denúncias de espionagem dos EUA feitas por Snowden  / Lia de Paula/Agência Senado/Arquivo
Greenwald (foto), namorado de Miranda, divulgou denúncias de espionagem dos EUA feitas por Snowden / Lia de Paula/Agência Senado/Arquivo

A retenção do brasileiro David Miranda no aeroporto de Heathrow, em Londres, foi classificada como “medida injustificável” pelo ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty. Miranda, de 28 anos, é namorado do jornalista Gleen Greenwald, que divulgou denúncias de espionagem do governo do Estados Unidos feita por Edward Snowden, ex-analista da NSA (Agência Nacional de Segurança) do país.

A nota não informa a identidade do brasileiro, mas, de acordo com jornal britânico «The Guardian», trata-se de David Miranda, companheiro de Greenwald. As reportagens deste foram publicadas no mesmo periódico. Em artigo publicado hoje no site do jornal, Greenwald avalia o episódio com uma tentativa fracassada de intimidação e diz que produzirá efeito oposto ao esperado.

Recomendados

Miranda ficou retido por nove horas, período em que ficou incomunicável, diz o Itamaraty, que divulgou nota dizendo que o governo brasileiro manifesta «grave preocupação» em relação ao episódio, ocorrido neste domingo.

A ação, de acordo com o ministério, foi baseada na legislação britânica de combate ao terrorismo e envolveu uma pessoa «contra quem não pesam quaisquer acusações que possam legitimar o uso de referida legislação». «O governo brasileiro espera que incidentes como o registrado hoje com o cidadão brasileiro não se repitam», diz a nota que não informa a identidade do brasileiro retido.

Também por suspeitas de ligação com terrorismo, policiais de Londres mataram, em 2005, o mineiro Jean Charles de Menezes, de 27 anos. Ele foi confundido com um suspeito terrorista em um trem do metrô da capital britânica. A morte de Jean Charles ocorreu depois de uma série de atentados ao sistema de transporte público de Londres.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos