Irã :Em discurso de posse, presidente critica sanções

Por Carolina Santos

O novo presidente do Irã, Hassan Rouhani, fez ontem seu juramento diante do Parlamento em Teerã, que foi seguido de discurso no qual criticou as sanções que o Irã é alvo das Nações Unidas, EUA e União Europeia por causa de seu programa nuclear. Considerado relativamente moderado, Rouhani fez de seu discurso de posse um chamado para o diálogo com a comunidade internacional, prometendo aos iranianos que seu governo será marcado pela “sabedoria e esperança”.

“Se vocês [a comunidade internacional] querem a resposta certa, não falem com o Irã na língua das sanções, mas na língua do respeito”, afirmou o novo presidente.

Em resposta ao discurso de posse de Rouhani, o governo dos EUA declarou estar preparado para conversar com o novo presidente do Irã sobre seu programa nuclear desde que o país esteja verdadeiramente disposto a negociar.

“A posse do presidente Rouhani apresenta uma oportunidade para o Irã agir rapidamente de forma a reduzir a profunda preocupação que a comunidade internacional tem quanto ao programa nuclear iraniano”, afirmou Jay Carney, porta-voz da Casa Branca, em um comunicado.

Loading...
Revisa el siguiente artículo