Foco

Presidente eleito do Irã diz que Israel é uma “chaga” no mundo muçulmano

presidente eleito do Irã Hassan Rouhani durante coletiva de imprensa em Islamabad | Reuters
Presidente eleito do Irã Hassan Rouhani durante coletiva de imprensa em Islamabad | Reuters

ANÚNCIO

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o presidente eleito do Irã, Hassan Rouhani, demonstrou sua verdadeira face depois de ter afirmado que Israel é uma «chaga» que deve ser removida, segundo uma agência de notícias iraniana.

«A verdadeira face de Rouhani foi revelada antes que o esperado… isso é o que o homem pensa e isto é o que o regime iraniano tem como plano de ação», disse Netanyahu.

Recomendados

«Uma nação que ameaça destruir o Estado de Israel não deve ter a permissão de possuir armas de destruição em massa», afirmou.

A agência de notícias de estudantes iraniana informou que Rouhani disse em discurso: «O regime sionista é uma chaga que se estabeleceu no corpo do mundo muçulmano por anos e deve ser removida.»

Israel, que se acredita ter posse do único arsenal nuclear do Oriente Médio, disse que o Irã planeja construir armas nucleares e sinalizou que pode tomar uma ação militar se outras nações não conseguirem convencer o governo de Teerã a conter seu programa atômico. O Irã nega os planos para obter uma bomba atômica e alega que o programa nuclear do país tem fins civis.

Rouhani toma posse no domingo e substituirá o linha-dura Mahmoud Ahmadinejad. A TV estatal iraniana disse que a matéria na qual o presidente eleito Hassan Rouhani é citado chamando Israel «uma chaga que… precisa ser removida» foi distorcida. «Agências de notícias distorceram as declarações do presidente eleito do Irã no Quds Day», disse uma legenda com últimas notícias na Press TV. Não foram dados mais detalhes.

Tags

Últimas Notícias