Motor

Vai viajar? Saiba o que olhar no seu carro antes de colocar o pé na estrada

A cena não é rara nas férias: um carro parado no acostamento, o capô aberto e a família desolada esperando o socorro. Não deixe que isso aconteça com você. O AutoPapo preparou uma listinha dos itens que você deve verificar antes de pegar a estrada.

O primeiro deles é o estado dos pneus. Você mesmo pode fazer a verificação usando o TWI – sigla para Tread Wear Indicator, ou indicador de desgaste da banda rodagem, em tradução livre. E como funciona? O TWI é um “calombinho” que fica no meio das ranhuras do pneu. Com 1,6 mm de altura, quando ele está exposto ou encostando no solo, é sinal de que a borracha já está gasta.

É importante também calibrar os pneus com a pressão indicada pelo fabricante – descrita no manual do veículo. Com o carro cheio, é necessário colocar mais libras de pressão no pneu. Lembre-se de verificar, por fim, o estepe. Além de checar a calibragem, é importante ver se ele está na validade: cinco anos a contar da fabricação. E como saber quando ele foi feito? Na lateral, há uma marca com quatro dígitos. Os dois últimos indicam o ano e os dois primeiros a semana do ano em que o foi produzido.

Recomendados

O sistema de arrefecimento também deve ser revisado. Veja se as mangueiras estão em bom estado, assim como a tampa do reservatório. A cada dois anos, o líquido deve ser substituído e nunca se deve utilizar apenas água. O correto é uma mistura de água destilada e aditivo próprio (etilenoglicol), na proporção 50/50.

Não se esqueça dos freios. O motorista, por conta própria, pode observar o nível do fluido do sistema. O fluido não diminui com o uso, então, se estiver baixo, deve existir algum vazamento ou as pastilhas e discos estão desgastados. Após o problema ser reparado, o fluido não deve ser completado, mas substituído por outro adequado.

Leia mais em: www.autopapo.com.br

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos