Motor

Nova versão do EcoSport com motor 1.5 chega às lojas em agosto

A Ford,  finalmente, revela os preços e a data que o novo EcoSport chegará ao mercado. A versão de entrada, equipada com o novo motor 1.5, parte de R$ 73.990 e a mais completa, a Titanium, com motor 2.0, é vendida por a partir de R$ 93.990. O novo EcoSport chega às revendas na segunda quinzena de agosto.

A Ford aposta no preço e no apelo sentimental do modelo para tentar retomar a liderança perdida do segmento.

Ao contrário dos outros SUVs, o EcoSport insiste em manter o estepe pendurado na traseira, para ser fiel à identidade do modelo.

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O preço da versão de entrada do EcoSport é o mesmo do Hyundai Creta 1.6 manual. O veterano da Ford é mais barato que o Renault Captur 1.6 manual (R$ 78.900) e mais caro que o Nissan Kicks 1.6 manual (R$ 70.500).

O desenvolvimento do novo EcoSport foi liderado pela equipe brasileira da Ford. O modelo começa a ser produzido na planta de Camaçari, na Bahia, mas também será fabricado em outras quatro unidades da Ford.

Na estrada
O Auto Papo dirigiu a versão Freestyle com o motor 1.5 equipada com câmbio automático de seis velocidades. O trecho de 40 quilômetros entre Cabo de Santo Agostinho e Porto de Galinhas, no litoral pernambucano, não é rico em aclives e declives. Porém, foi possível perceber o desempenho correto do novo propulsor.

Com três cilindros, o motor faz sua estreia no SUV,  rende 137,2 cv e tem torque de 16,1 kgfm, quando abastecido com etanol. Com gasolina os números são: 130cv e 15,6 kgfm. A Ford investiu pesado no acerto.

O gerente de engenharia da Ford, Klaus Mello, destacou o uso de um eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, que funciona como uma espécie de contrapeso para reduzir as vibrações do motor e o atrito interno.

O consumo recebeu nota A do programa de classificação do Inmetro. Na versão manual faz faz 8,3/11,6 km/l com etanol/gasolina na cidade e 9,0/13,1 km/l com etanol/gasolina na estrada. Na versão automática, roda 7,1/10,4 km/l com etanol/gasolina na cidade e 8,9/12,8 km/l com etanol/gasolina na estrada.

O casamento do motor com o câmbio é correto e há opção de trocas de marchas nas aletas atrás do volante. Como é praxe nos utiliários esportivos a preocupação com o equilíbrio do veículo grande. Tanto que no passado, o EcoSport teve que ostentar um incômodo adesivo alertando para o risco de capotamento. O modelo vem equipado com sistema de anticapotamento, com dois sensores que interpretam a dinâmica do carro 100 vezes por segundo. Tem também controle de tração e estabilidade como item de série.

A suspensão dianteira é do tipo McPherson e ganhou 17mm a mais e, segundo a Ford, melhorou em 15% a absorção de impactos e reduziu as asperezas ao volante em 40%. A suspensão traseira é a twist-beam (viga de torção) tem eixo 15% mais rígido. Na prática, o acertou melhorou o conforto e o EcoSport absorve bem as imperfeições do solo.

As principais mudanças estéticas foram na dianteira. Os faróis ficaram mais curtos e largos, a grade frontal foi elevada e recebeu filetes cromados Já na traseira, a mudança foi sutil, com para-choques maiores que o anterior.

O sistema multimídia SYNC 3 é motivo de orgulho para Ford, que se gaba da tela de 8” (6,5” nas versões mais simples). A tela parece um tablet pregado no painel do carro. Detalhe pequeno, mas fundamental: há duas entradas USB com amperagem maior e que são capazes de carregar os celulares (e outros equipamentos) mais rapidamente. O ar-condicionado também é novo e, apesar de não ter opção de duas zonas, conta com sete velocidades.

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