Civic Si ganha turbo e herda suspensão do Type R

Novo Civic combina dirigibilidade esportiva e design invocado
Divulgação
Civic Si ganha turbo e herda suspensão do Type R
Por: Autopapo.com - Boris Feldman

O novo Honda Civic Si foi, enfim, revelado. As formas e detalhes do esportivo japonês apareceram em um vídeo divulgado às vésperas do Salão de Nova York. Disponível em versões sedã e cupê, o novo Si chega às lojas no mês que vem com preço em torno de US$ 25 mil. A montadora ainda não confirma o lançamento para o Brasil, mas é provável que o esportivo venha na versão cupê.

O motor  é 1.5 de quatro cilindros com turbo e 208 cv. Porém, o pico de potência, é alcançado mais rapidamente, a 5.700 rpm. O torque de 26 kgfm, com um aumento de 2,5 kgfm, está disponível entre 2.100 e 5.000 rpm, também mais baixo que o anterior.

A transmissão é manual de seis velocidades e, segundo o fabricante, as relações são curtas, para uma pegada mais esportiva. O sistema de tração conta com diferenciais de deslizamento limitado, recurso mecânico que distribui a força para as rodas com mais aderência a cada momento buscando agilidade e conforto nas curvas.

Além de ter enxugado alguns quilinhos, o Si recebeu alguns atributos do irmão mais forte, o Type R: os amortecedores adaptativos e braços de controle rígidos, que trabalham em conjunto com molas e barras estabilizadoras mais firmes. A suspensão é robusta e, combinada aos amortecedores inteligentes, deve oferecer bom desempenho em terrenos e situações diversas.

Os freios dianteiros são a disco. Os pneus são largos e de perfil baixo, com rodas de 18 polegadas decoradas em dois tons. A direção é elétrica e o motorista ganhou a opção “Sport” para experimentar o lado mais selvagem do nervosinho. O Si conta ainda com tecnologias para complementar a dirigibilidade esportiva: distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle eletrônico de estabilidade (ESC).

Dentro da cabine há assentos aquecidos, ar condicionado automático de duas zonas e uma central de infotenimento completa. Através de uma tela touch de sete polegadas, o motorista tem acesso a um sistema de som com 10 alto falantes e recursos de conectividade compatíveis com Android e iOS. O conjunto também oferece controle por comando de voz e download de aplicativos pré-aprovados.

Os bancos reafirmam o lado esportivo do veículo, com costuras em vermelho que também aparecem no volante, portas e coifa do câmbio. A cor também é o destaque na iluminação do painel e botões de comando, acompanhada de acabamento em alumínio nos pedais, alavanca do câmbio e friso do painel de instrumentos.

Por fora, o design dos Civic de última geração ganha mais agressividade. Na dianteira, os faróis afilados são contornados por detalhes em preto que marcam o conjunto. Na traseira, o escapamento central tem desenho poligonal e o preto volta a aparecer.

O sedã, de quatro portas, conta com defletores de ar e aerofólio na tampa do porta-malas. Já o cupê, de duas portas, traz aerofólio elevado e o filete de LEDs que marca a gama do Civic.

Loading...
Revisa el siguiente artículo