Motor

Vai pegar a estrada? Veja dicas para viajar com o seu carro

Não pare na pista. Pode começar a se organizar, abril terá vários feriados prolongados, mas se você for viajar de carro, antes de pegar a estrada, veja uma listinha de dicas bem práticas e úteis.

ANÚNCIO

1) Vamos começar com alguns itens muito importantes de se carregar no porta-malas, e que quase ninguém se lembra. O primeiro é um frasco com um litro de óleo do motor. Quem disseque no posto da estrada vai ter exatamente aquele que você sempre usou?

2) O segundo é uma lanterna de mão. Ninguém garante que o pneu vai furar durante o dia.

Recomendados

3) O terceiro continua o tema do pneu furado: conhece um tubinho chamado “Reparador instantâneo de pneus” (ou outro nome comercial)? Ele vale muito mais que seu preço de R$ 40 ou R$ 50 pois é capaz de inflar minimamente o pneu, o necessário para rodar (devagar) até o posto. E ainda injeta um líquido viscoso que vai atrás do furo e o tampa. Genial, não?

4) Leve no bolso uma chave reserva, pois hoje não dá para ir em qualquer “chaveiro” da esquina e pedir para copiar ou refazer a chave de ignição. Com a eletrônica, ela tem hoje um chip interno que complica e encarece sua vida.

5) Recomendação para calibrar os pneus é o que não falta. Mas muitos se esquecem da dica de só verificar a pressão com eles ainda frios, perto de casa, antes de chegar na estrada. E também de colocar umas duas ou três libras mais, pois o carro estará carregado e vai rodar em velocidades maiores.

6) Carro pronto, carregado e abastecido. Antes de pegar o asfalto, você se lembrou de travar as portas? Se não o fez, fez bem! Só se travam as portas no trânsito urbano, mas nunca na estrada pois, travadas, vão complicar o resgate do motorista e passageiros no caso de o carro se envolver num acidente.

7) Seu carro é flex mas você só usa o etanol? Então, no caso de pegar a estrada com ele,preferência à gasolina que tem consumo menor (cerca de 30%) e permite você parar menos vezes paraabastecer. Outra vantagem: cada vez que você deixa deencher o tanque num posto desconhecido na estrada é uma chance a menos de você ser ludibriado com combustível adulterado.

8) Sabe qual é o truque para atravessar de dia um túnel de estrada não iluminado? Algumascentenas de metros antes de atingi-lo, feche umdos olhos. Quando entrar nele, feche o que estavaaberto, abra o que estava fechado. Pois a vista se acostuma com mais facilidade e rapidez a um ambiente pouco iluminado quando se abre o olho.

9) E numa passagem de nível, quando o asfalto é interrompido pelos trilhos dotrem? A dica é jamais deixar para cambiarneste local, pois se o motor tiver qualquerproblema de regulagem, é exatamente sobreos trilhos (com o trem chegando…) que ele resolve apagar e te desesperar!

10) Você conhece bem seu carro, pois o dirige diariamente. Mas uma manutenção preventiva pode evitar umasurpresa na estrada, ainda mais se ele estiver carregado até a boca no porta-malas e com mais quatro passageiros. Poucos motoristas se lembram de que o carro terá cerca de 500 kg adicionais que sobrecarregam freios, suspensão e motor. Ele vai demorar mais para parar, não terá a mesma estabilidade e seu consumo de combustível será consideravelmente maior.

Tags

Últimas Notícias