Ciência e Tecnologia

Cientistas resolvem o mistério de como se formou o manto lunar

A ciência finalmente descobre como tudo virou de cabeça para baixo nela

Espacio
Lua Espaço

A superfície da Lua, à primeira vista, pode parecer a coisa mais comum e árida do universo, mas na realidade, desde a primeira visita a este astro pela NASA, surgiram sérias dúvidas sobre como diabos a composição atual do manto lunar teria se formado. Hoje, finalmente, uma pesquisa científica lança um pouco de luz sobre como tudo aconteceu.

ANÚNCIO

Nosso astro que sempre acompanha a Terra se tem se tornado objeto de obsessão, tanto para a comunidade científica quanto para os simples mortais ao longo de milênios inteiros. Temos o exemplo perfeito recente que vivemos em grande parte do continente americano com o último eclipse solar total que experimentamos no passado 8 de abril de 2024.

Eclipse NASA (Robert F. Bukaty/AP)

Agora teremos que esperar praticamente três décadas para voltar a vivenciar outro fenômeno como este. Mas enquanto esse momento distante chega, que muitos de nós talvez não possamos testemunhar plenamente, a comunidade científica publicou uma pesquisa brutal que finalmente resolve um grande mistério.

Recomendados

E é que, há décadas, a pergunta séria e constante sobre como o solo da Lua foi formado foi mantida, assim como registrado em cada exploração. Felizmente, já temos a tecnologia suficiente e necessária.

Como é que a Lua virou de cabeça para baixo

Um novo estudo do Laboratório Planetário e Lunar da Universidade do Arizona resolveu o mistério de como a Lua "literalmente virou de cabeça para baixo" bilhões de anos atrás e finalmente temos as respostas desejadas, embora sua compreensão possa ser um pouco complicada. Então, vamos por partes.

A pesquisa, em primeiro lugar, foi publicada na edição mais recente da Nature Geoscience, descrevendo como chegaram às suas conclusões, combinando simulações por computador e observações reais para revelar a evolução da instabilidade das entranhas lunares que acabaram se refletindo em sua camada externa.

"A nossa Lua virou-se de cabeça para baixo", explica Jeffrey Andrews-Hanna, coautor do estudo e professor associado do LPL. "No entanto, há poucas evidências físicas que lancem luz sobre a sequência exata de eventos durante esta fase crítica da história lunar, e há muita discordância nos detalhes do que aconteceu".

Simulación de las capas de la Luna.
Nature Lua

No entanto, o estudo sugere que a Lua, após sua formação há 4,5 bilhões de anos a partir de um impacto gigante, na verdade estava coberta por um oceano de magma. Ao esfriar, esse magma formou o manto e a crosta lunar. No entanto, sob a superfície, a jovem Lua era um caldeirão de atividade que eventualmente emergiu à superfície.

Os modelos computacionais da equipe da Universidade do Arizona mostram que o magma sob a crosta lunar eventualmente cristalizou em minerais densos como a ilmenita, rica em titanio e ferro. Isso acabou causando uma instabilidade gravitacional que os afundou para o interior da lua.

Assim, milênios depois, esse material denso se misturou com o manto e fundiu, retornando à superfície através de fluxos de lava ricos em titânio, que são visíveis hoje em dia e que compõem grande parte do manto lunar.

A gravidade é o segredo da superfície da Lua

Para chegar a essas conclusões, os cientistas utilizaram suas análises sobre o próprio campo de gravidade da Lua, mapeado pelo satélite GRAIL da NASA, para rastrear a distribuição dos restos de ilmenita, verificando também a direção de sua ordem e movimento.

As análises resultantes no final mostram que os modelos e os dados coincidem, de acordo com os autores do estudo. Foi demonstrado que os materiais de ilmenita se deslocaram e afundaram no interior em forma de cascata, deixando um rastro único, que pode ser claramente identificado e que até mesmo causa anomalias no campo gravitacional lunar.

O afundamento chave para esse fenômeno de inversão das camadas teria ocorrido inicialmente cerca de 4,220 bilhões de anos atrás, mas as consequências disso ainda seriam visíveis até os dias atuais.

Tags

Últimas Notícias