Foco

Vacinação contra Influenza no estado de SP está prevista para o 2º trimestre, diz secretaria

Até lá, pasta orienta sobre cuidados para evitar a disseminação dos vírus

Prefeitura de SP começa a fazer teste rápido de antígeno
Instituto Butantan já produz vacina contra Influenza para próxima campanha Rawpixel.com/Freepik (rawpixel.com / roungroat/Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou nesta quinta-feira (6) que a nova campanha de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, está prevista para o segundo trimestre deste ano. Serão aplicados imunizantes produzidos com os vírus em circulação no momento. As vacinas já vem sendo produzidas pelo Instituto Butantan.

ANÚNCIO

Enquanto isso, a secretaria reforça as orientações à população para enfrentar a disseminação do vírus Influenza. A principal delas é o uso correto de máscaras, que protegem contra infecções dos vírus respiratórios, tanto de quadros gripais quanto da covid-19.

LEIA TAMBÉM:

Recomendados

Segundo a secretaria, para combater ambas as doenças é fundamental lavar bem as mãos com água e sabão, uso de álcool gel para higienização, manter ambientes ventilados e evitar o contato com pessoas gripadas ou resfriadas. Além disso, é importante evitar aglomerações.

O balanço acumulado até dezembro de 2021, aponta 2.031 casos e 71 óbitos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por Influenza. Desse total, 85% dos casos estão concentrados em novembro e dezembro.

Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de SRAG associados ao vírus Influenza são de notificação obrigatória no Brasil. Durante o período, houve a circulação a nova cepa de Influenza denominada A (H3N2 – Darwin), identificado posteriormente à campanha anual de imunização.

A secretaria destacou que mantém 21 unidades sentinelas para auxiliar na vigilância epidemiológica dos casos de SRAG.

As unidades sentinelas são compostas por unidades de saúde que monitoram constantemente os vírus da gripe em circulação e são os responsáveis pela coleta de amostras de pacientes com sintomas de doença respiratória aguda. As informações coletadas auxiliam no monitoramento do cenário da doença no estado.

Tags

Últimas Notícias