Foco

Estado de São Paulo contabilizou 110 casos de ‘flurona’ em 2021, diz Secretaria da Saúde

Dados se referem a casos hospitalizados que tiveram critério de encerramento laboratorial e positividade para Influenza e SARS-CoV-2

Secretaria de Estado da Saúde informa que foram registrados 110 casos de 'flurona' em 2021
Secretaria de Estado da Saúde informa que foram registrados 110 casos de 'flurona' em 2021 Diana.grytsku/Freepik (Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde informou que foram registrados 110 casos de codetecção de vírus Influenza e Covid-19, a chamada “flurona”, em São Paulo. Os dados são de todo o ano de 2021 extraídos do sistema Sivep-Gripe.

ANÚNCIO

Segundo a Pasta, os números se referem a casos hospitalizados que tiveram critério de encerramento laboratorial e positividade para Influenza e SARS-CoV-2 por meio de teste rápido de antígeno, imunofluorescência e/ou RT-PCR.

LEIA TAMBÉM:

Recomendados

Conforme definição do Ministério da Saúde, somente os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) são de notificação compulsória, ou seja, apenas casos com necessidade de hospitalização, destacou a secretaria, em nota.

“As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, que segue obrigatório em São Paulo; higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social; e a vacinação contra a covid-19 e Influenza”, finalizou.

Cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo, por sua vez, informou que registrou 24 casos de infecção simultânea por covid-19 e Influenza desde 2020.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes que contraíram as duas doenças ao mesmo tempo foram identificados a partir do monitoramento e testagem realizados desde o início da pandemia de coronavírus.

Sintomas e gravidade

O nome “flurona” vem da junção das palavras “flu”, que significa gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”.

Os sintomas, se comparados aos da covid-19 ou da Influenza isoladamente, são bem semelhantes entre si, e o diagnóstico é feito através de painel viral.

Observa-se febre, dor no corpo, inapetência, tosse, dor nas articulações, nos músculos e de garganta. Em casos mais graves, pode haver falta de ar e a necessidade de internação.

Segundo especialistas, as duas doenças juntas não significam necessariamente uma maior gravidade, a não ser que fatores de risco estejam associados, como idade e comorbidades.

Tags

Últimas Notícias