A Black Friday é só no dia 27 do próximo mês. Mas se você adora uma promoção e não tem a intenção de embarcar em uma “Black Fraude” neste ano, o momento de pesquisar preços é agora.
A dica de ouro é do Procon-SP, que alerta para práticas de vendedores em aumentar valores semanas antes e oferecer descontos na data que deixam o preço igual ou até superior ao praticado.
“O consumidor pode, inclusive, fazer um print da tela com o preço ofertado pelo estabelecimento. Deste modo, ele terá como acompanhar a evolução e comprovar os valores para eventual questionamento”, orienta o órgão de defesa do consumidor.
Recomendados
Lotofácil 3083: resultado do sorteio desta sexta-feira (19)
Sem empréstimo, sem enterro! Tio Paulo ainda não foi enterrado porque família alega não ter dinheiro
“Tio Paulo” era um homem simples, sem mulher ou filhos, dizem vizinhos. “Gosta de um biricutico”
Outra vantagem indicada pelo Procon-SP em pesquisar os alvos para a Black Friday é não comprar por impulso e controlar melhor os gastos.
O órgão realizou seu próprio levantamento de preço para eletrodomésticos entre os dias 21 e 22 de setembro. Foram analisados 48 itens em seis dos principais sites de varejo. A diferença para um mesmo produto alcançou até 62%. Foi o caso do aspirador de pó da Electrolux, encontrado por R$ 340,89 e R$ 210,90, variação de R$129,99 em valor absoluto. Veja outros preços no quadro abaixo.
A Black Friday é uma ação “importada” dos Estados Unidos, que tradicionalmente realiza o dia de promoções logo após o Dia de Ação de Graças, quando muitos norte-americanos iniciam suas compras natalinas. No Brasil, a data já é uma das mais aguardadas pelo comércio. Para este ano, a promessa é de descontos de até 70%.
Por conta da pandemia de covid-19, o varejo aguarda aumento nas vendas online. Levantamento realizado pelo Google indica que a data neste ano deve ser histórica em faturamento. Buscas por ofertas cresceram 38% entre abril e julho em relação ao mesmo período de 2019.
Para a diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil, Gleidys Salvanha, o brasileiro chega mais informado para a data. “Uma nova relação com o digital, somada às mudanças de comportamento e o cenário atual, fizeram o consumidor mais consciente de suas prioridades e mais planejado. Para ele, a Black Friday de 2020 será menos sobre comprar somente o que está com um super-desconto e mais sobre fazer bons negócios.”