Foco

IRPF 2020: Quase 1 milhão de pessoas caíram na ‘malha fina’

A Receita Federal pagou na quarta-feira (30) o quinto e último lote do Imposto de Renda 2020. São 3.199.567 de contribuintes, cujas restituições somam um total de R$ 4,3 bilhões.

Quem ainda não recebeu os valores esperados precisa ficar atento ao sistema e retificar possíveis inconsistências na declaração. O órgão afirma que 910.996 declarações foram retidas neste ano na chamada “malha fina”, o que representa 2,74% do total.

Para checar se realmente ficou retido, é preciso verificar o Extrato do Processamento da DIRPF, em Meu Imposto de Renda, no site receita.economia.gov.br.

Recomendados

QUER RECEBER A EDIÇÃO DIGITAL DO METRO JORNAL TODAS AS MANHÃS POR E-MAIL? É DE GRAÇA! BASTA SE INSCREVER AQUI.

Quem corrigir as informações consegue fugir da multa da Receita. Há possibilidade também de enviar documentos para comprovar os valores declarados. Mas, neste caso, o contribuinte pode mesmo assim receber intimação ou notificação.

De acordo com a Receita,  as principais causas de retenção são omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (46%), deduções da base de cálculo, como despesas médicas, (26%), e divergências no valor entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física (21%).

Para quem não aparece como declaração retida e mesmo assim não recebeu o valor da conta bancária indicada até quarta, é possível contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio dos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para tirar dúvida.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos