Foco

Doria fala em vacina para covid-19 disponível no SUS em dezembro

O governador João Doria (PSDB) Governo do Estado de São Paulo

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, voltou a fazer previsões otimistas para o desenvolvimento da vacina CoronaVac, testada pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

ANÚNCIO

Em entrevista desta segunda-feira (17) à rádio Band News FM, o tucano afirmou que a última e mais demorada fase de testes pode terminar em outubro, e sua produção deve ser iniciada logo em seguida, caso a eficácia e a segurança da substância seja comprovada.

QUER RECEBER A EDIÇÃO DIGITAL DO METRO JORNAL TODAS AS MANHÃS POR E-MAIL? É DE GRAÇA! BASTA SE INSCREVER AQUI.

Recomendados

Fundação Renova - agosto 2020

A terceira fase dos testes clínicos, feitos em seres humanos, consiste em aplicar doses da vacina em voluntários – no caso da vacina chinesa, têm prioridade profissionais da saúde. Depois das aplicações, os participantes são acompanhados de perto por um período que pode levar meses ou até anos, para verificar a efetividade da imunização e também possíveis efeitos colaterais da vacina.

À Band, Doria ainda prometeu a disponibilidade de 60 milhões de doses da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) já a partir da segunda quinzena de dezembro.

Na última semana, em entrevista à GloboNews, o diretor do Instituto Butantan fez previsão bastante diferente. Dimas Covas afirmou que o Estado deve receber da China 5 milhões de doses a cada mês a partir de outubro, acumulando 15 milhões de unidades da vacina até dezembro.

Na entrevista, o número de 60 milhões de doses produzidas localmente para o sistema público de saúde foi mencionado, mas com previsão para o fim do primeiro semestre de 2021, não dezembro.

O governador de São Paulo e a primeira-dama Bia Doria continuam isolados em casa depois de testarem positivo para a doença. O tucano disse que vem tomando cuidados contra a contaminação desde o início da pandemia, mas que pode ter contraído a covid-19 via uma embalagem infectada.

Tags

Últimas Notícias