Foco

Equipe econômica de Guedes sofre duas novas baixas

O ministro da Economia, Paulo Guedes, perdeu na terça-feira (11) os dois integrantes da sua equipe que mais tinham a marca da agenda liberal que prometeu implementar na economia brasileira no início do governo.

O empresário e um dos fundadores da Localiza, Salim Mattar, e o economista Paulo Uebel pediram demissão depois de um ano e meio de dificuldades para implementar no governo as medidas para quais foram convidados a integrar o governo Bolsonaro: as privatizações e a reforma administrativa, duas das quatro principais agendas de Guedes, além das reformas da Previdência e tributária.

Auxiliares de Guedes reconhecem que esse é um dos momentos mais difíceis para ele desde o início do governo e temem que ele também possa pedir demissão. «Se me perguntarem se houve uma debandada hoje (ontem), houve», disse Guedes a jornalistas, depois de se reunir com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo o ministro, apesar das demissões, o governo vai «avançar com as reformas». «Nossa reação à debandada que ocorreu vai ser avançar com as reformas», afirmou.

Recomendados

QUER RECEBER A EDIÇÃO DIGITAL DO METRO JORNAL TODAS AS MANHÃS POR E-MAIL? É DE GRAÇA! BASTA SE INSCREVER AQUI.

Veja também:
Operação fiscaliza postos de combustível de SP por possíveis irregularidades
Confira a cotação do dólar comercial em tempo real nesta quarta, 12 de agosto

Segundo Guedes, Mattar saiu porque está insatisfeito com o ritmo das privatizações no governo. «O establishment não deixa», disse Guedes. Já Uebel pediu demissão por discordar da estratégia do governo federal de deixar parada a reforma administrativa, que faz uma reformulação do RH do Estado. Guedes disse que o «timing» da reforma, engavetada pelo presidente Jair Bolsonaro por mexer com o funcionalismo público, é «político».

Com as duas saídas de ontem, a equipe econômica soma agora cinco baixas. Nas últimas semanas, Mansueto Almeida já havia deixado o Tesouro Nacional, Caio Megale deixou a diretoria de programas da Secretaria Especial da Fazenda e Rubem Novaes anunciou que deixará a presidência do Banco do Brasil.

A queda de Mattar e Uebel, considerados liberais «puro sangue» do governo, foi interpretada com uma derrota da agenda liberal de Guedes em troca da reeleição do presidente Bolsonaro, que se aproximou de lideranças políticas contrárias à reforma administrativa e à venda das estatais.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos