Foco

Twitter anuncia selos para contas ligadas a governos

Medida valerá para pessoas e mídias que têm relações com Estados

O Twitter anunciou que começará a por uma etiqueta em contas de pessoas e mídias ligadas a governos estatais como forma de dar mais transparência aos debates e à disseminação de informações na plataforma. Para a rede social, as pessoas «têm o direito» de saber quando uma conta tem algum tipo de ligação com governos estatais.

A princípio, a regra começará a valer nos cinco países-membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia, mas deve ser ampliada gradativamente às demais nações. Conforme nota publicada na quinta-feira (6), a medida não será aplicada a chefes de Estado porque eles têm amplo reconhecimento tanto da mídia como internacional pelo cargo que ocupam.

Veja também:
Uma a cada cinco denúncias de violência doméstica são feitas pela internet em SP
Bombeiros cortam teto de carro para resgatar vítimas de acidente

Recomendados

Os selos irão para contas de funcionários do governo, ministros das Relações Exteriores, porta-vozes oficiais, embaixadores e diplomatas, entidades institucionais do país e entidades e líderes que sejam a voz dos cinco países no exterior.

Já no caso das mídias que serão citadas como afiliadas a um Estado estão aquelas em que o governo exerça um controle editorial, que dependem de fundos estatais ou que estão sob pressão política. Nesse ponto, tanto as agências, sites ou jornais terão selos como seus editores-chefes e/ou funcionários com cargo sênior.

Além das notificações, o Twitter informou que não irá mais indicar essas contas como «recomendadas» em seus sistemas de notificações aos usuários e não ampliarão o alcance das postagens desses perfis.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos