Povo em situação de rua acampa em frente à prefeitura de São Paulo

Por Metro Jornal

Um grupo de pessoas em situação de rua e integrantes de movimentos sociais estão acampados, desde o fim da tarde de terça (7), em frente à sede da Prefeitura na capital paulista. O acampamento deverá ser encerrado às 18h desta quarta (8), porém pode continuar caso não haja negociação satisfatória com a Prefeitura.

LEIA MAIS:
Previsão do Tempo: São Paulo encara chuva em nova frente fria nesta quinta
Covid-19: hospital de campanha do Ibirapuera vai receber pacientes do interior de São Paulo

O protesto demanda melhores condições de higiene e infraestrutura nos abrigos municipais, e pede que vagas em hotéis fechados durante da pandemia sejam cedidas para possibilitar o isolamento social de pessoas sem moradia.

A Lei Municipal nº 17.340, aprovada em abril, chegou a propor oferecimento de quartos de hotel para isolar pessoas em situação de rua que estão nos grupos de risco para a covid-19. No entanto, as vagas nunca chegaram efetivamente a ser oferecidas, tornando sem efeito o decreto do prefeito Bruno Covas que regulamentou a lei em maio.

Cartilha que explica o movimento conta que, nos centros de acolhimento ao povo de rua, "há falta de estrutura dos prédios; as camas são próximas uma das outras; os ambientes são insalubres, sem ventilação, o que favorece a propagação da muquirana (piolho) e doenças como a tuberculose; falta de materiais para higienização e precarização tanto dos trabalhadores quanto na dinâmica dos serviços".

O grupo ainda pede a instalação de chuveiros para uso da população de rua, e o fim das ações de limpeza urbana que removem cobertores, barracas e outros pertences pessoais destes indivíduos.

A Prefeitura argumenta que tem feito, desde o início da pandemia, ações integradas de atendimento desta população. Segundo nota divulgada pela assessoria do governo municipal, são oferecidos 113 serviços para essa população na cidade, sendo 101 para acolhimento.

Vale - Branded content - julho/2020
Loading...
Revisa el siguiente artículo