Recorde de maior raio do mundo foi registrado no sul do Brasil

Por Metro Jornal

Um informe da Organização Meteorológica Mundial nesta sexta-feira (26) afirma que um raio registrado no Brasil em 2018 quebrou o recorde de mais longo do mundo em extensão.

O raio gigante, chamado de "megaflash", percorreu 709 quilômetros em 31 de outubro de 2018, durante tempestade no sul do país. Tal extensão se aproxima da distância entre a capital São Paulo e Florianópolis, ou ainda entre Londres e a Suíça.

LEIA MAIS:
Cidade de São Paulo avança para fase amarela de flexibilização da quarentena
Queiroz também ficou escondido em apartamento de Wassef em Guarujá

O fenômeno teve mais que o dobro do tamanho do antigo recorde, estabelecido por um raio de 321 quilômetros de alcance e registrado em Oklahoma, nos Estados Unidos.

Em nota, um representante do setor de eventos meteorológicos extremos da OMM chamou o registro de "extraordinário", e ressaltou que tais "eventos únicos de relâmpagos e eventos climáticos extremos são medidas vivas do que a natureza é capaz".

O Brasil é o país com a maior incidência de raios em todo o mundo, registrando mais de 78 milhões destes fenômenos a cada ano. A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O recorde de "megaflash" de maior duração também pertence à América Latina, tendo sido registrado na Argentina. O relâmpago teve duração de 16,73 segundos, e ocorreu em 4 de março de 2019.

Loading...
Revisa el siguiente artículo