Homem de 75 anos é internado após ser derrubado por policiais em protesto nos EUA

Por Metro Jornal com Ansa

Um idoso de 75 anos que participava de um protesto em Buffalo, no Estado norte-americano de Nova York, foi derrubado por agentes da polícia que trabalhavam na contenção de manifestantes.

Uma gravação mostra o homem caindo na calçada e, posteriormente, sua cabeça aparece sangrando. Segundo o prefeito da cidade, Byron Brown, o idoso foi socorrido e levado para um hospital da região. Ele está em condição "estável, mas grave".

Este é apenas um dos inúmeros episódios de truculência e abuso de poder por parte de agentes policiais estadunidenses que, graças às câmeras portáteis e smartphones, puderam vir a público. Os protestos que eclodiram na última semana nos Estados Unidos clamam por justiça para George Floyd, ex-segurança de 46 anos que morreu por asfixia após ser imobilizado por um policial branco.

LEIA MAIS:
‘O futebol só aceita o negro atleta’, diz o técnico Sérgio Soares
Bolsonaro escorrega e cai após descer de helicóptero em Goiás

Derek Chauvin, que recebeu acusação de homicídio em segundo grau, ajoelhou sobre o pescoço de Floyd por mais de oito minutos, apesar das súplicas e da cooperação da vítima.

Sobre o episódio que feriu gravemente o idoso em Buffalo, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou que "a polícia deve defender as pessoas e se defender, e isso é um fato. Mas também existe casos de abuso de poder, e isso também é um fato".

"Quando é demais, é demais. É preciso interromper os abusos para defender a maioria dos policiais que fazem seu trabalho da melhor maneira possível", acrescentou.

"Os policiais precisam fazer cumprir a lei, não abusar dela", finalizou.

Loading...
Revisa el siguiente artículo