Vendas para o Dia dos Namorados devem despencar, estima FecomercioSP

Por Metro Jornal

A venda do comércio para o Dia dos Namorados (12 de junho) deve cair 33%, estima a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Com isso, o prejuízo calculado pode ultrapassar R$ 19 bilhões, mesmo com reabertura de parte das atividades em algumas regiões do estado. “Não deve haver muita procura para presentes no Dia dos Namorados, uma vez que também houve baixa na intenção de consumo das famílias”, cita a federação, em nota.

A interrupção das atividades não essenciais em São Paulo entre março e maio, motivada pela pandemia do novo coronavírus, deve provocar recuo aproximado de 20% nas vendas varejistas no primeiro semestre.

Por setor, a federação estima que as vendas de vestuário recuem 67%, com prejuízo de até R$ 3,5 bilhões. No acumulado do ano, a queda deve ser de 44%, refletindo também a baixa nas vendas no Dia das Mães, prevê.

Para o fechamento deste ano, a FecomercioSP acredita que a venda terá o pior desempenho da história. A entidade não espera uma recuperação rápida. “As famílias tiveram  rendas encolhidas decorrentes das altas do desemprego e do endividamento, com a intenção de consumo reduzida e focada apenas em produtos essenciais, como alimentos e remédios, tal como ocorreu na recessão de 2015/2016”, avalia. Além de perdas nas vendas, a expectativa é que a estrutura do comércio varejista também fique debilitada, com quadro reduzido de funcionários, endividamento, baixa liquidez e níveis de estoques inadequados. 

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