Marketing digital ‘caseiro’ pode turbinar os negócios

Por Metro Jornal

A crise provocada pelo avanço da pandemia do coronavírus está levando muita gente a investir em novos negócios como alternativa para geração de renda. Em entrevista exclusiva para o Sebrae, a especialista em Marketing Digital Ana Tex compartilhou sua visão de que reinventar o negócio e levá-lo para o ambiente digital pode ser uma das maneiras de driblar a crise.

“Os salões de beleza, por exemplo, podem vender o retoque de raiz da seguinte maneira: a cabeleireira manda os produtos com todos os cuidados para a casa da cliente e depois ensina virtualmente a misturar e a fazer o retoque”, diz a especialista. “O profissional pode até fazer combos, onde o cliente compra o produto e a mentoria online e ganha um voucher para usar após a reabertura do salão.”

A dica também pode ser aplicada para outros profissionais, como diaristas. Ela conta o caso de uma profissional que, devido à pandemia, foi dispensada e hoje fatura vendendo mentorias de limpeza.

“Muitas pessoas que contavam com ajuda de faxineira dispensaram o serviço na quarentena. Algumas dessas pessoas não sabem nem por onde começar a limpeza ou que tipo de material usar, então essa mentoria é bacana.”

Nesse caso, a profissional ganha pela escala, já que consegue enviar os vídeos com as orientações para diversas pessoas. “Ela cobra R$ 29 por pessoa e já fechou duas turmas. Com isso, consegue faturar R$ 1.000 por semana.”

Outra solução para os pequenos negócios é a diversificação dos produtos de acordo com as tendências de consumo. A orientação do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras virou oportunidade de negócio para costureiras e lojas de roupas.

“Outro caso que eu acompanhei foi o de uma costureira que vendia moda fitness e começou a fazer máscaras para as pessoas mais próximas. Hoje, ela já exporta esse material para os EUA”, diz.

Para trabalhadores de setores mais afetados pela crise, como o de turismo, ela recomenda o investimento em redes sociais. “Como fica um ponto de interrogação no setor de turismo, os agentes podem estudar sobre influência digital e começar a gravar vídeos.” Segundo Ana, o investimento rende frutos no futuro, na reabertura da atividade.

“Plataformas como o YouTube demoram para ranquear os vídeos na primeira página. Logo, se você plantar agora, as pessoas vão te encontrar no futuro. Então, esse é o momento de disponibilizar vídeos sobre destinos turísticos, colocando seu contato no WhatsApp.”

Para criar essas soluções, o profissional precisa estar focado e de olho nas tendências. A partir daí é possível oferecer produtos e serviços que já existem ou criar soluções que ainda não estão disponíveis no mercado.

“A ferramenta Google Trends mostra o que as pessoas estão buscando nesse momento”, aconselha. A plataforma gratuita aponta termos mais buscados no site de pesquisas. “O que as mulheres mais buscam: como pintar a raiz do cabelo? Como ensinar filhos em casa? Tudo isso pode virar infoproduto.”

Os infoprodutos são produtos de informação digital que podem ser vendidos individualmente ou em grupo. “E você, empreendedor, independentemente do ramo, tem conhecimento para fazer isso”, afirma Ana.

PASSO A PASSO PARA FAZER A COISA CERTA

1. Entender o Marketing Digital

O Marketing Digital é uma estratégia de chamar atenção ao produto ou serviço. A maneira mais eficaz é por meio da produção de conteúdo

2. Vídeo

Por meio de vídeos, é possível criar uma conexão muito maior com o público. O potencial cliente o vê e sente seu tom de voz, o que cria maior aproximação

3. Plataformas

Invista na divulgação em várias plataformas, como Instagram, YouTube e WhatsApp profissional

4. Meios de pagamento

Pesquise os meios de pagamento disponíveis e escolha o que melhor se adapta ao seu serviço

5. Delivery

Entenda quais são os tipos  de delivery e as taxas  cobradas por eles

6. A união faz a força

Busque em fóruns a melhor solução para o seu negócio. Aquilo que funciona para uma imobiliária nem sempre será aplicável para uma padaria ou uma ótica

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