Foco

Telescópio captura foto de jato de plasma saindo de um buraco negro

O telescópio Event Horizon (EHT), conhecido por ter sido o primeiro a registrar uma foto de um buraco negro no Universo, conseguiu flagrar um dos eventos de maior potência já registrados: a emissão de um jato de plasma de dentro de uma dessas estruturas.

A descoberta foi publicada na revista «Astronomy and Astrophysics» e a missão foi financiada pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) da Comissão Europeia, com o apoio do Instituto de Física Nuclear da Itália (INFN), do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália e da Universidade Federico II de Nápoles.

LEIA MAIS:
Dólar comercial se encaminha para terceiro dia seguido de quedas
Polícia Federal ensina a evitar ameaças e golpes digitais durante quarentena

Recomendados

O flagrante da emissão do plasma veio de uma galáxia classificada como quasar – um fenômeno que é um buraco negro supermassivo que brilha intensa e que destrói a matéria aos seu redor.

O quasar é indicado com a sigla 3C 279, estando na constelação de Virgem, a cinco bilhões de anos-luz da Terra, e seu centro fica excepcionalmente luminoso quando enormes quantidades de gás e estrelas são «engolidas» no buraco negro que está dentro dela, que tem uma massa um bilhão de vezes maior do que a do Sol.

Uma parte do gás é expulsa depois desse processo em dois jatos de plasma que atingiram quase a velocidade da luz.

«Cada vez que abrimos uma nova janela de observação no nosso Universo, isso nos causa novas emoções», disse Mariafelicia De Laurentis, pesquisadora da INFN. O resultado, acrescentou, «nos permite que agora é possível ter uma maior compreensão da natureza e dos processos físicos à base desses enormes absorvedores de energia». «Nós conseguimos atingir uma nova peça no grande quebra-cabeça da história do Universo», conclui.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos