Foco

Começa a campanha de vacinação contra a gripe

Nesta segunda-feira (23) começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a  dinâmica de atendimento será diferenciada para evitar aglomerações, dividindo cada público em três etapas.

Essa vacina não protege contra o covid-19 e sim contra o vírus influenza. Mas a campanha é importante para evitar complicações da gripe e diminuir o número de pessoas com sintomas respiratórios que possam ser confundidos a covid-19.

Além disso, a antecipação da vacina irá reduzir o impacto sobre os serviços de saúde, que estão sobrecarregados devido a pandemia.

Recomendados

Veja também:
No Brasil, 25 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus
Coronavírus: cinco dicas para manter a produtividade no home office

Durante a campanha será verificado, na triagem, a presença de febre, tosse, coriza e falta de ar (sintomas do coronavírus) e, caso positivo, será colocada uma máscara no paciente e adiada a vacina. Este será orientado a procurar um serviço de saúde. Caso a pessoa tenha coriza e tosse, também será colocada uma máscara para evitar contaminar outros e a dose poderá ser aplicada da mesma forma.

Os idosos com mais de 60 anos e os trabalhadores da saúde serão os primeiros, começando nesta segunda, e terão triagem diferenciada devido ao coronavírus.

Cerca de mil farmácias privadas vão participar da campanha de vacinação para ajudar a evitar aglomerações nos postos de saúde. A partir do dia 13 de abril, serão aplicadas as doses gratuitamente.

Etapas da campanha nacional de vacinação contra a gripe

23 de março:
Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;

16 de abril:
Professores, forças da segurança e salvamento de pacientes com doenças crônicas;

9 de maio:
Crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós parto), povos indígenas, adultos entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos