Foco

Coronavírus: Europa anuncia restrição a viagens não essenciais por 30 dias

A União Europeia pretende impor restrição a viagens não essenciais durante 30 dias, para desacelerar a transmissão do coronavírus no continente. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em vídeo divulgado nesta segunda-feira, 16, em seu Twitter. «De um lado temos de proteger as pessoas da disseminação do vírus e, ao mesmo tempo, garantir que mantenhamos o fluxo de produtos», afirmou ela.

Von der Leyen disse que a Comissão Europeia propôs «vias rápidas» para dar prioridade ao transporte de produtos essenciais, «notadamente alimentos e produtos emergenciais», para garantir a continuidade econômica.

A autoridade disse que, com menos viagens possíveis, é melhor para conter o número de casos. Com isso, ela propôs aos chefes de Estado a introdução de restrições a viagens não essenciais para a UE. «Isso deve ser imposto por 30 dias, podendo ser prorrogado», afirmou, dizendo que pode haver exceções, como para moradores de longo prazo na UE, familiares de cidadãos da região e diplomatas, bem como médicos e outros profissionais de saúde que ajudam no combate à doença.

Recomendados

Veja também:
Bispo que se reuniu com Papa Francisco testa positivo para Covid-19
Coronavírus: passageiro pode cancelar viagem sem custo?

Ela comentou que as medidas podem ajudar a desacelerar a disseminação do vírus. «Somos duramente afetados», lembrou, mencionando que o sistema de saúde da Europa «está sob forte pressão».

«Pessoas que transportam bens também devem ser isentos», afirmou, para garantir o fluxo de produtos, sobretudo os essenciais, como alimentos e remédios. «Para ser eficaz, as restrições devem ser adotadas também pelos países que não são membros da zona de Schengen», recomendou, em uma aparente referência ao Reino Unido e à Irlanda.

Von der Leyen disse ainda que há discussões com os líderes de G-7 sobre medidas para apoiar a economia. Na UE, ela comentou que a intenção é que exista ajuda de todos os países, «em níveis sem precedentes», para garantir a liquidez das empresas, «e há mais por vir», afirmou ela.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos