Postos abrem neste sábado para aplicar vacina contra o sarampo

Por Metro Jornal

Neste  acontece o dia D da vacinação contra o sarampo, dentro da campanha lançada na última segunda-feira e, na cidade de Sao Paulo, voltada para pessoas de 5 a 29 anos – em todo o país, o público é na faixa de 5 a 19 anos.

Os postos vão funcionar das 8h às 17h e, além de UBSs (Unidade Básica de Saúde), vão funcionar também em supermercados, clubes, igrejas, estações de metrô e até pontos de ônibus. Mas é recomendado que a pessoa leve a carteira de vacinação para que seja verificada a sua situação de imunização.

No ano passado, a capital teve 9.094 casos confirmados de sarampo, com cinco óbitos, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Até o dia 21 de janeiro deste ano, foram 33 casos, sem mortes.   

Saiba Mais

Doença é causada por vírus

• O que é sarampo. Uma doença infecciosa aguda grave. Ela pode levar a otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas e deixar sequelas como redução da capacidade mental, cegueira, surdez e até matar.

• Como é transmitido.
Pelo contato com gotículas de nariz, boca ou garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

• Sintomas. Febre alta, acima de 38,5°C, dor de cabeça, manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

Veja relação de postos em São Paulo.

Loading...
Revisa el siguiente artículo