Foco

Coronavírus: OMS declara emergência global de saúde

Reprodução/Getty

Após reunião nesta quinta-feira (30), a Organização Mundial de Saúde decidiu declarar o surto do novo coronavírus – temporariamente chamado «2019nCoV» – uma emergência global de saúde.

ANÚNCIO

A evolução na descrição da doença, que já foi detectada em 19 diferentes países, foi anunciada por Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS. A razão principal para a mudança, segundo ele, não foi a expansão do vírus pela China, mas por outros países.

LEIA MAIS:
Chuva: Cidade de São Paulo entra em alerta para alagamentos
Pesquisadores chineses testam medicamentos contra coronavírus

A preocupação da organização é que o vírus possa se espalhar para países com sistemas de saúde mais precários. Até o momento, a resposta foi classificada pelo Dr. Ghebreyesus como «sem precedentes»; o diretor também elogiou o governo chinês por suas «medidas extraordinárias» para impedir a disseminação do coronavírus.

No total, segundo a OMS, já existem 7.834 casos confirmados de coronavírus. Destes, 7.736 foram registrados na China, que também contabiliza o total das mortes – que somam 170.

Outro agravante é a confirmação de ocorrências de transmissão entre humanos do coronavírus. Oito destas foram confirmadas, na Alemanha, Japão, Vietnã e nos Estados Unidos.

Tags


Últimas Notícias