Foco

Placa Mercosul para novos veículos será obrigatória em todo o país a partir de sexta

O modelo de placas Mercosul será implementado em todo o país a partir desta sexta-feira (31). A obrigatoriedade é apenas para novos veículos ou para os que forem transferidos para outro município.

A partir desta data, placas que precisarem ser substituídas por furtos ou danos também serão adaptadas para o novo modelo. Ao invés de ser instalado diretamente pelo Detran, o item será produzido e vendido por empresas credenciadas.

O custo referência da instalação é de R$ 138 para o par de placas e R$ 114 para placa avulsa ou para motos. O valor pode variar entre cada local que oferecer o serviço. A placa, já presente em países como Argentina, Uruguai e Paraguai, também tem sete dígitos, mas com três números e quatro letras. Uma das letras, inclusive, fica entre os números.

Recomendados

Veja também:
Sisu apresenta falhas na inscrição para lista de espera e internautas sobem hashtag
Largo do Arouche recebe ações e serviços gratuitos para pessoas trans

Segundo o Denatran, a medida permite mais combinações, em um total de 450 milhões de placas diferentes. A previsão era que, com o modelo atual, as combinações possíveis se esgotassem em alguns anos.

Outra novidade é um QR Code, que reúne informações como o processo de fabricação da placa e sua instalação. Com ele, autoridades podem fiscalizar e confirmar informações do veículo por uma consulta digital.

No caso de placas especiais, como de táxis e de colecionadores, ao invés do fundo ganhar uma cor diferente, os dígitos serão pintados conforme a legislação atual.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos