Foco

Desmatamento tirou 9,7 mil km² de floresta entre agosto de 2018 e julho de 2019

O desmatamento na Amazônia brasileira e no Cerrado, dois dos principais biomas do país, causou a devastação de uma área de 16,1 mil km² de floresta entre agosto de 2018 e julho de 2019, segundo dados divulgados nesta terça-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (INPE).

LEIA MAIS:
Curso de Libras gratuito tem inscrições abertas em São Paulo
Seis ações contra Deltan Dallagnol são arquivadas em menos de 20 minutos

A área que foi desmatada equivale o tamanho de 11 cidades de São Paulo, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possuem 1,5 mil km² de extensão.

Recomendados

Na Amazônia, o maior bioma do Brasil e a principal floresta tropical do mundo, uma área de 9,7 mil km² de floresta foi derrubada, representando um aumento de 39,5% em relação ao período anterior.

Segundo relatórios de diversas ONGs ambientais, como o Greenpeace e o WWF, grande parte dessa área foi devastada pela ação de grileiros, agricultores e madeireiros.

No Cerrado, por sua vez, 6,4 mil km² foram devastados, mas em contrapartida, o número apresentou uma queda de 2,26% em relação ao mesmo período anterior.

A situação na Amazônia foi motivo de críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro durante a recente cúpula sobre mudanças climáticas da COP-25, realizada na Espanha. Nesta segunda-feira (6), o chefe de Estado brasileiro defendeu o decreto que leva sua assinatura e autoriza as plantações de soja na Amazônia.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos