Bancos aderem ao sistema ‘Não me Perturbe’; saiba como se cadastrar

Por Metro Jornal

Consumidores que não querem receber ligações de instituições financeiras oferecendo serviços de crédito podem cadastrar seu número de telefone no site “Não me Perturbe”. O sistema é o mesmo que está em funcionamento desde julho do ano passado para o bloqueio de ligações de telemarketing de empresas de telecomunicações.

As financeiras aderiram ao serviço no início deste mês com a implantação do Sistema de Autorregulação de Operações de Empréstimo Pessoal, com participação de 98% das empresas do setor.

O site “Não me Perturbe” pode ser acessado no endereço naomeperturbe.com.br. O bloqueio de ligações passa a valer 30 dias após o cadastro do telefone fixo ou móvel no sistema. Ele valerá por um ano e o cliente poderá escolher se bloqueia instituições financeiras específicas ou todo o segmento.

No site da Autorregulação Bancária, o cliente também encontrará um link com informações do sistema de bloqueio e o redirecionamento para o “Não me Perturbe”.

Além do sistema de bloqueio para ligações indesejadas, a autorregulação prevê a criação de uma base de dados para o monitoramento de reclamações motivadas pela oferta inadequada do produto, que reunirá queixas vindas dos canais internos das instituições financeiras, do Banco Central e da plataforma consumidor.gov.

Também serão consideradas as ações judiciais das instituições financeiras e uma consultoria independente fará mapeamento que levará em conta questões de governança e gestão de dados. Os itens, reunidos, irão gerar um indicador de qualidade.

Os dados estarão disponíveis ao público a partir de fevereiro, informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Haverá indicador de reclamações para que os bancos adotem medidas administrativas, que vão desde advertência, suspensão, até o fim do relacionamento com o correspondente.

De acordo com a Febraban, os bancos que não aplicarem penalidades podem ser multados em até R$ 1 milhão.

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